4PL: Muito além da logística operacional

O modelo 4PL (Fourth-Party Logistics) vai muito além da execução de transportes e armazenagem. Ele centraliza toda a operação logística em uma estrutura única, com governança, controle e análise de dados.
Na 4PL Solutions, assumimos a responsabilidade por integrar sistemas, fornecedores e processos, gerando uma logística mais inteligente, previsível e conectada à estratégia de negócios.

four

Fourth Party Logistics

O que muda com o modelo 4PL

Descubra como o modelo 4PL transforma a gestão logística em um diferencial competitivo. Veja a diferença entre um operador logístico tradicional (3PL) e a abordagem estratégica da 4PL Solutions.

Gestão

3PL (Operador Tradicional)

Execução de tarefas

4PL (Modelo 4PL Solutions)

Gestão estratégica e centralizada
Visibilidade
Parcial
Ponta a ponta, em tempo real
Tomada de decisão
Cliente
A 4PL atua junto com o cliente
Controle financeiro
Fora da operação
Centralizado com KPIs, pagamentos e auditorias
Integração
Limitada
Completa: sistemas, transportes, dados
six sigma

Lean Six Sigma

Seis Sigma

Seis Sigma ou Six Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

A razão principal para as empresas adotarem a Seis Sigma prende-se com o aumento das margens de lucro. Parte desse propósito é conseguido através da redução contínua da variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.

Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação de mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza.

Num sentido mais alto, a Seis Sigma poderá ser vista como a adjudicação, a realização e o fecho de projetos orientados para a resolução dos problemas mais importantes da organização, com vista a aumentar a sua riqueza. Esta direção é conseguida a partir de uma alocação das pessoas mais competentes, munindo-as dos meios e apoios necessários, para que o trabalho desenvolvido seja executado ininterruptamente.

six sigma

O Seis Sigma adota a metodologia DMAIC que possui cinco fases:

define

Define the problem: definição do problema.

measure

Measure key aspects: mensurar e investigar relações de causa e efeito.

analyze

Analyse: análise dos dados e o mapeamento para a identificação das causas-raiz dos defeitos e das oportunidades de melhoria.

improve

Improve the process: melhorar e otimizar o processo baseado na análise dos dados.

control
Control: controlar o processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos.

Vamos otimizar sua logística juntos?

Fale com nosso time e descubra como a 4PL Solutions pode transformar sua supply chain com inteligência, tecnologia e eficiência operacional.